dom, 29 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Aquiles Pires será sabatinado pelo Grupo A Plateia nesta quarta-feira

O advogado concorre a Prefeitura pelo PT
Aquiles Pires (Foto: Matias Moura/AP)

Nesta quarta-feira (25), acontece o quinto episódio da série de sabatinas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Sant’Ana do Livramento nas eleições de 2024. O quinto sabatinado, conforme ordem estabelecida em sorteio prévio, será o candidato a prefeito Aquiles Pires (PT).

A entrevista, prevista para começar às 15h, será realizada no programa “Boa Tarde, Cidade” e transmitida através da Rádio RCC FM e pelas plataformas digitais do Jornal A Plateia.

Aquiles Rodrigues Pires tem 55 anos, é advogado e vereador em seu terceiro mandato. Filho de pequenos produtores rurais, nasceu no Ibicuí da Armada, de onde veio ainda criança para poder estudar na cidade. Estudou sempre em escolas públicas, onde diz ter aprendido sobre a importância da educação, da qualidade do ensino e da valorização dos profissionais. Iniciou a vida profissional no Swift Armour.

Desde pequeno, Aquiles conta que sonhava em ser advogado, por isso, quando surgiu a oportunidade, começou a trabalhar em um posto de combustíveis para conseguir custear a faculdade de direito. “Anos difíceis, mas de muito aprendizado”, comentou. Ainda estudante, começou a militar na área sindical, onde se encontrou e começou a colocar seus ideias e planos de igualdade social em prática. Foi através do movimento sindical que iniciou sua vida pública, sendo eleito vereador por 3 mandatos consecutivos, sempre aumentando sua votação.

Durante seu período no Legislativo foi autor de várias leis, que considera importantes, como a Lei dos Free Shops, de isenção em concursos públicos, da Semana da Agricultura Familiar e das Câmeras nas escolas infantis municipais.

Além disso foi o criador da Comissão de Legislação Participativa, uma comissão que permite que a sociedade civil organizada ingresse e defenda seus próprios projetos na Câmara de Vereadores.

Em 2022 foi presidente do Casa Legislativa Santanense, onde diz ter inovado em vários aspectos de sua gestão. No período, a presidência da Casa funcionava também no turno da tarde, possibilitando atender o máximo de pessoas possíveis, adaptando os horários sempre que necessário, com o objetivo de prestar o melhor serviço à população.
Também foi durante a sua gestão que foi aberta a Escola do Legislativo Santanense, uma extensão do atendimento da Câmara, que através de várias parcerias com escolas e universidades, vem prestando um serviço excepcional à comunidade santanense.

Suas articulações por investimentos em Livramento durante esse período são milionárias: foram mais de R$15 milhões em emendas parlamentares, sendo cerca de R$ 7 milhões só pro Hospital Santa Casa.

“Sempre tive um compromisso e um comprometimento firme e sincero com a população santanense, com os serviços públicos de qualidade e com os trabalhadores e trabalhadoras, por isso, muito bem preparado por essa trajetória grandiosa, hoje concorro ao cargo de chefe do Executivo Municipal, pois acredito que posso fazer muito ainda pela nossa cidade e pela nossa gente”, comentou.

EXPECTATIVA PARA A SABATINA:

“É sempre um prazer conversar com a população sobre nosso projeto, essa conversa nas ruas tem sido fantástica!
É um projeto fácil de defender, afinal ele foi construído pelas pessoas, pelos principais atores envolvidos, é literalmente a vontade do povo!
E falar sobre isso no Grupo A Plateia também é muito bom, pois temos um alcance extraordinário aqui. Estamos cheios de planos, cheios de vontade, e com o carinho e o apoio que viemos recebendo da população, estamos também cheios de otimismo! Nossa proposta é transparente, é lúcida e é de inclusão, afinal, gestão de verdade é cuidar de todo mundo!

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento